EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESPACIAL NO BRASIL

Centro Técnico Aeroespacial - CTA

Divisão de Física Aplicada  - Apresenta linhas de pesquisa da subdivisão de aplicação da radiação e eletromagnetismo aplicado.

Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE

Instituto de Estudos Avançados - IEAv

Instituto de Proteção ao Vôo - IPV

Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA  - Página oficial, com informações gerais, eventos, vestibular. Cursos de graduação, laboratórios e pesquisas.

Semana de Arte Violeta Soffiatti  - Evento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, organizado pelo Departamento Cultural do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD).

Vestibular ITA  - Informações sobre o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Biblioteca Central do ITA/CTA  - Permite pesquisas em bases de dados, publicações, normas técnicas e periódicos especializados

Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos

Divisão de Ciência da Computação - IEC  - Calendário, eventos, novidades, laboratórios, pesquisas e tudo sobre os Cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos. Lista de e-mails e ramais. Relação de professores, alunos, funcionários e colabo radores.

Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica  - Cursos de engenharia de infra-estrutura aeronáutica. Matérias oferecidas e listas de alunos e professores.

Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA - IEE  - Uma das divisões de ensino do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que mantém cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Eletrônica. Co-responsável pelo Curso de Engenharia de Computação do ITA.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica  - Página com informações para quem quer cursar engenharia no ITA. Seção de vestibular, para estudantes e pais. Provas, informações detalhadas sobre moradia, custos, facilidades, subsídios e vida univers itária.

Divisão de Ciência da Computação

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe  - Desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, Aplicações Espaciais, Meteorologia e Engenharia e Tecnologia Espacial.

Acontece  - Noticiário em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Biblioteca do CBPF  - Oferece busca de publicações, informações científicas, livros e artigos, além de periódicos online.

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas  - Investigação científica básica e atividades acadêmicas de pós-graduação em Física Teórica e Experimental.

Laboratório de Cosmologia e Física Experimental de Altas Energias - Lafex  - Apresenta suas divisões, calendário, novidades, publicações e relatórios científicos, utilidades e outras informações.

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Clímaticos - CPTEC  - Mantido pelo INPE, realiza pesquisas e previsões meteorológicas com informações derivadas de satélites, centros regionais e orgãos governamentais.

Large Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia - LBA  - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) é uma iniciativa de pesquisa internacional liderada pelo Brasil, projetada para entender o funcionamento climatológico, ecológico, biogeoquímico e hidrológico da Região.

Centro Regional de Natal e Fortaleza - CRN

Conferência Internacional sobre Fenômenos Fotoacústicos e Fototérmicos  - Informações sobre o evento e mais. De 05 a 08 de julho de 2004 no Rio de Janeiro/RJ.

Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas  - Divisões de Aeronomia, Astrofísica, Geofísica Espacial e setor de lançamento de balão.

Divisão de Aeronomia

Divisão de Astrofísica

Divisão de Geofísica Espacial

Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT)  - Desenvolve pesquisas sobre a eletrodinâmica da atmosfera através de técnicas experimentais, modelos numéricos e estudos teóricos.

Pesquisa Geoma  - Geomagnetismo.

Pesquisa Magnetosfera e Heliosfera  - Maghel pesquisa as tempestades geomagnéticas.

Setor de Lançamento de Balões

Divisão de Geofísica Espacial - DGE

Divisão de Geração de Imagens - DGI  - Recebe, processa e distribui imagens de satélites de sensoreamento remoto.

Divisão de Mecânica Espacial e Controle  - História, grupos de trabalho, projetos e pesquisas, dados de satélites e informações de pós-graduação.

Divisão de Operações de Satélites Ambientais - DSA

Geomagnetismo no INPE  - Realiza estudos baseados nas variações temporais do campo magnético terrestre observadas na superfície da Terra.

Grupo de Astrofísica de Altas Energias  - Dedica-se a desenvolver, a bordo de plataformas espaciais e satélites, experimentos capazes de detectar radiações X e Gama oriundas de objetos astrofísicos.

Inpe Estágios  - Reúne informações sobre o projeto de estágios no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Objetivos, áreas de interesse, remuneração e períodos.

Laboratório Associado de Combustão e Propulsão - LCP

Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada - LAC

Laboratório Associado de Sensores e Materiais - LAS  - Pesquisa de materiais especiais.

Laboratório de Integração e Testes - LIT  - Montagem de satélites.

Missão Espacial Completa Brasileira - MECB  - Tem por objetivo promover o avanço da tecnologia espacial no Brasil, através do desenvolvimento de uma família de pequenos satélites de aplicação.

Projeto de Satélites de Aplicações Científicas  - Traz uma explicação sobre o que é o projeto SACI, além da descrição de experimentos, notícias, links e contato.

Serviço de Informação e Documentação - SID  - Apresenta informações sobre atendimento ao usuário, boletim bibliográfico, bases de dados e memória técnica do INPE. Seu acervo pode ser pesquisado através da Base de Dados Sirius.