FÍSICA NO BRASIL

Física - Biografias, textos originais, experimentos, curiosidades, questões conceituais, artigos e monografias. Testes, cursos, simulações, vestibulares e informações gerais sobre esta ciência. Traz a seção 'pergunte a um Físico' e novidades científicas.

Ciência da Física - História da Física, descobertas da Física, leis da física, física moderna, áreas da física, principais cientistas.

A História da Física  - Grandes descobertas, grandes físicos de todos os tempos, a física no dia a dia e alguns projetos.

ABC da Física  - Teoria da relatividade de Einstein (matéria e energia; relatividade da massa, tempo e comprimento). Física nuclear: processo de obtenção da bomba atômica e da bomba de hidrogênio, aplicações da energia nuclear, fissão e fusão nuclear.

Alessandro  - Site de Física, com informações, dicas, exercícios, história da Física e outros.

Alexandre de Oliveira Maia  - Dedicada a ciência, possui textos acabando com o misticismo em torno da física e matemática.

Alfredo Abe  - Sobre o engenheiro nuclear do CTMSP (Technological Center of Brazilian Navy) do grupo Head of Neutronic and Shielding Group. Faz referências sobre assuntos e temas relacionadas à física nuclear, Monte Carlo, PVM, Linux, reator experimental, dados nucleares, metodologias, entre outros.

Antonio Henrique Alves Pereira  - Informações sobre formação acadêmica, atividades de pesquisa que desenvolve com transdutores ultra-sônicos e cerâmicas piezoelétricas no Grupo de Cerâmicas Ferroelétricas (GCFerr) da Universidade Fede ral de São Carlos.

AT4-Reator Nuclear TRIGA IPR-R1  - O reator nuclear de pesquisa TRIGA IPR-R1 do CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear em Belo Horizonte (MG), realiza pesquisa e treinamento na área nuclear.

Balonismo e Física- Grandes fenômenos físicos que proporcionaram a humanidade muitos de seus conceitos utlizados na ciência atual. Físicos como Galileu, Aristóteles e Newton.

Bernoulli - Sobre a equação de Bernoulli e a equação de continuidade.

Biossorção de Metais  - Área de discussão e intercâmbio de informações sobre biossorção de metais.

Caderno Catarinense de Ensino de Física (CCEF)  - Periódico quadrimestral, voltado prioritariamente para o professor de física da escola secundária. Editado por professores do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina, o CCEF v eicula artigos arbitrados, em português e espanhol.

CAFIS-PB  - Home Page do Centro Acadêmico de Física da UFPB.

Caos[cid:73308]  - Palestra sobre Caos no departamento de Física da UFMG.

Células a Combustível  - Viabilizar informações sobre células a combustível (fuel cells), uma fonte alternativa de energia. A maior vantagem oferecida por esta fonte é o baixo impacto ambiental. Conceitos, aplicações e expect ativas. Projeto Células a Combustível - IPEN/SP. Projetos no Brasil e no exterior. Outras fontes alternativas de energia.

Cinemática - Wikipedia  - Posição, deslocamento, espaço percorrido, velocidade, rapidez e a aceleração.

Compatibilidade Eletromagnética e Rádio Freqüência  - Traz textos sobre estes temas, bibliografia, itens para download e outras informações.

Constantes Físicas - Wikipedia  - Traz a quantidade, o símbolo e valor.

Discussões Sobre os Fundamentos da Física  - Disponibiliza as discussões sobre este tema realizadas no Instituto de Física da USP.

Divulgação Científica  - Reúne artigos sobre as teorias do Big Bang e da Relatividade, buraros negros e busca de vida extraterrestre inteligente.

Einstein Jr.  - Oferece textos sobre física clássica, moderna e quântica, buracos negros, fórmulas, como construir sua própria luneta e muito mais.

Eletricidade  - Conceito sobre eletricidade com relatório, experiências etc...

Eletricidade - Feira de Ciências  - Ste voltado diretamente ao assunto eletricidade tem como objetivo básico informar aos navegantes dados sobre eletricidade, usinas hidrelétricas brasileiras, eletricidade na escola e outros assuntos de tamanha importância no campo da eletricidade. Dados sobre a III Feira de Ciências do Colégio Ômega. Gurupi, TO.

Eletricidade e Eletrônica - Fisica.Net  - Resumos sobre o assunto em arquivos .pdf

Eletricidade, Magnetismo e Física Moderna  - Notas de aula sobre esses temas. Lei de Coulomb, campo elétrico, Lei de Gauss, potencial elétrico, textos sobre física moderna e simulações sobre eletrostática, magnetismo e outros.

Fisicando  - Textos com dicas de física e informática, tira dúvias, Linux etc...

FisicaNet  - Canal sobre física. Traz textos, cursos, informações sobre novas tecnologias, material de apoio para o vestibular e mais.

Física[cid:172271]  - História da física dos pré-socráticos até a atualidade.

Física[cid:172272]  - Informações sobre Física da Radiação.

Física[cid:172275]  - Home page destinada a divulgar a ciência Física e vários de seus aspectos. Astronomia, Eletromagnetismo, sites sobre ciência, perguntas e respostas, luz, ciclotron e universidades.

Física[cid:172276]  - Dicas sobre Leis de Newton, atrito, energia, gravitação universal mecânica dos fluidos, frases de fisicos e matemáticos como Arquimedes, Johannes Kepler e Isaac Newton, além de programas relacionados.

Fisicolândia  - Simulados, tabela periódica, textos sobre assuntos diversos como bombas, física quântica e energia nuclear.

Gerador de Energia  - Geração de energia através da gravidade, sem poluição, sem possibilidades de escassez, o combustível e a eletricidade do futuroenergia, fornecimento, alternativa, sistemas, elétrica, geração, combustí vel, alternativo, gerador, renovável, fonte e outros.

Gerador Van de Graaff  - Sobre o gerador Van de Graaff, com imagens, comentários e links sobre o assunto.

Grandezas, Unidades, Cientistas  - Apresenta grandezas físicas, suas unidades, múltiplos, submúltiplos e curiosidades.

Gravidade  - O que é a gravidade, gravitação clássica, relatividade, gravimetria e microgravidade.

Mundo da Física, O  - Reúne diversos textos sobre conceitos da física, incluindo astrofísica, óptica, fusão nuclear, partículas elementares e geofísica.

Museu Virtual de Eletricidade  - Pequenas memórias de alguns aparelhos e acontecimentos que ficaram na história da eletricidade.

Net Física  - Site sobre Física, abrangendo os seguintes temas: termologia, mecânica, óptica e outros.

Nós e as Radiações  - Trabalhos, pesquisas, notícias sobre politicas nucleares e radiológicas, acidentes e incidentes radioativos, diversos temas sobre radiações ionizantes (Alfa, Beta, Gama e X), e não ionizantes (Celular ), Leis, Normas e Portarias, informativos da classe etc...

Nuclear  - Site sobre energia nuclear. Aplicações, Raio-X, gamagrafia, radioterapia, radiofármacos, radioesterilização, proteção, os riscos, por que a energia nuclear?, proteção ao meio ambiente, irradiação de a limentos e muito mais.

Nuclear Web Site  - Destinanada a quiímica, reúne informações sobre átomo, tipos de energia, energia nuclear - fissão nuclear, reação em cadeia, reator nuclear, usinas nucleares, lixo atômico, fusão nuclear, bombas atômi cas, acidentes nucleares, impacto ambiental - radioatividade, entre outros. Além da questão do racionamento.

O Site da Física  - Física Quântica, biografia de físicos como Max Planck e Albert Einstein, a Teoria da Relatividade, curiosidades e mais.

Objetos de Óptica  - Sobre um trabalho de física sobre óptica, funcionamento de quatro principais instrumentos de óptica: Binóculos, telescópio, máquina fotográfica e microscópio óptico.

Termelétricas e Cogeração  - Divulgação de conhecimentos sobre termelétricas e cogeração com turbinas a gás, turbinas a vapor, ciclo combinado, produção de energia elétrica e calor/frio.

Thunder-Online  - Site dedicado ao estudo das descargas elétricas (raios, relâmpagos e trovões). Fotos, visão científica e esclarecimento de perguntas frequentes.

Transporte Pelo Tempo  - Livro de Fernando Muniz da Silva sobre sua descoberta. Fala de partículas, matéria, energia, física, ciência, tempo, transporte pelo tempo...

Unidades de Medida - Cola da Web  - Padrões usados para avaliar grandezas físicas.

Unifísica - Projeto que, através de experimentos, divulga esta matéria em diversos colégios de Alagoas, unindo a Física Experimental à Teórica.

Universo e Natureza  - Teoria fundamental do universo. O efeito de repulsão da gravidade. O universo como um efeito e geração de força motriz universal.

VFF  - Sobre este meio de tranmissão de força via meio hidraulico que pode ser usado na aviação, automobilismo, navios e em outros equipamentos. Contém informações sobre sua funcinalidade, além de informaçõe s sobre a venda de sua patente.

Viagens no tempo - Física.Net  - Sobre a possibilidade de uma viagem no tempo segundo a física.

Viajando mais Rápido do que a Luz?  - Site dedicado à divulgação de conhecimentos relativos a fenômenos que envolvem velocidades acima da velocidade da luz, tais como: warp drives, wormholes, comunicação superluminal e assuntos semelhantes.