EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM FÍSICA NO BRASIL

Física - Biografias, textos originais, experimentos, curiosidades, questões conceituais, artigos e monografias. Testes, cursos, simulações, vestibulares e informações gerais sobre esta ciência. Traz a seção 'pergunte a um Físico' e novidades científicas.

Ciência da Física - História da Física, descobertas da Física, leis da física, física moderna, áreas da física, principais cientistas.

Assis Professor  - Site voltado para interessados em conceitos e exercícios de Física.

Aulas e Dicas de Física  - Conteúdo dedicado a Física, com dicas, curiosidades, Leis de Murphy, buscas etc...

Bisquolo's Page  - Página destinada aos alunos do ensino médio com assuntos relacionados à física, com curiosidades, a vida dos grandes cientistas e desafios em diversos níveis.

Caderno Catarinense de Ensino de Física  - Periódico quadrimestral, voltado prioritariamente para o professor de física da escola secundária. Como assinar, editores, edições passadas e mais.

Carlos Andre WebStation  - Download de provas de física dos principais vestibulares, gabaritos comentados, histórico e dados sobre o professor e autor do site.

CEF - Centro de Estudos de Física  - Site dedicado ao estudo da física, direcionado ao ensino médio. Solução de dúvidas via e-mail.

Centro Didático de Física  - Mantido pela Unesp para auxiliar nas diversas fases do ensino desta ciência, da teoria à experimentação.

Charles Batista  - Página especializada em física, com provas resolvidas, músicas do Pachecão, resumão das fórmulas e informações sobre o Curso Física Aplicada, humor etc...

Clubedeciencias.com.br  - Publicam problemas de Física.

Coordenação de Formação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF  - Dedica-se à pesquisa e à formação de pesquisadores. Oferece o Programa Institucional de Iniciação Científica, com apoio do CNPq, além de Mestrado e Doutorado em Física.

Curso de Física  - Curso de física para estudantes do ensino médio e vestibulandos. Prof. José Eduardo. Belo Horizonte, MG. Testes e tira-dúvidas.

Dúvidas em Física?  - Tire suas dúvidas em física e links. Uberlândia, MG.

Espaço Física  - Provas de vestibulares anteriores, simulados, aulas online e ensino de física.

Estudar Física  - Site destinado ao ensino de Física, voltado para alunos de ensino médio. Contém textos, links, listas de exercícios...

Estudo de Física  - Site de Física contendo simulados online, resumos, biografias, livros recomendados, vestibular, olímpíada de Física - Prof. Jairo Gomes. Maceió, AL.

Estudo Dirigido de Fisica Online sobre M.H.S.  - Para o estudo de Movimento Harmônico Simples. Reúne exercícios, textos, dicas e bibliografia.

Eu Odeio Matemática e Física  - Protesto contra a maneira como essas disciplinas são ensinadas na escola.

Experiências Didáticas de Física-Demonstrações de diversas experiências para 1º e 2º graus.Inclui vídeos e fotos.Explicações detalhadas.Mecânica,Acústica, Movimento Harmônico, Eletromagnetismo, Ondas, Física Moderna e Termodinâm ica. Página do LABIDEX - Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração - UFSC.

Feiras de Ciências  - Sugestões para experiências de Feiras de Ciências em Física.

Ferrados em Física  - Home page dos estudantes de física.

FILsica  - Site sobre Física de todo o 2º grau. Toda a matéria para o vestibular de qualquer universidade.

Física  - Traz exercícos, simulados, curiosidades, dicas de estudo e livros.

Física - Unicamp  - Informações científica, debates, links, dicas para calouros, dicas de professores, listas resolvidas e muito mais. Alunos de Física da Unicamp. Campinas, SP.

Física Aplicada  - Página desenvolvida pelo professor Charles Batista, para facilitar o estudo desta disciplina.

Física Brasil[cid:172286]  - Página dedicada ao ensino de Física, com experimentos, dicas de vestibular e curiosidades. Indicada para professores e alunos de 1º, 2º e 3º graus da área.

Física D+  - Voltado para Ensino Médio, com experimentos e sugestões para feira de ciências, biografias e Internet.

Fisical  - Site de física dedicado aos alunos do segundo grau.

Física[cid:172273]  - Curso de Física, testes simulados, história da ciência e curiosidades relacionadas com os fenômenos físicos.

Física[cid:172277]  - Site relacionado ao estudo da física, tendo como principais assuntos: gravitação, atrito, Leis de Newton, energias cinética e mecânica, mecânica dos fluídos, gravitação universal, eletricidade, além de programas relacionados para downloads. Curiosidades sobre físicos famosos como Issac Newton, Albert Einstein, Johannes Kepler e Arquimedes.

Física[cid:172278]  - Aprenda Física pela Internet. Apresentações no Powerpoint e Flash, exercícios, apostilas e provas. Para alunos e professores de 8ª série e 2ºgrau.

Física[cid:172279]  - Física do segundo grau. Aulas e dicas.

Fisnet - EFEI  - Projeto de educação continuada relacionado à disciplina de Física Geral II. Contém arquivos dos laboratórios realizados e aplicativos físicos.

Fis_tec  - Material de física, serve com base de consulta para estudo e opção de aulas particulares.

FrancoWO Web Site  - Projeto de ensino de Física. Aulas de Física, Mecânica, Eletricidade e Magnetismo. Ótica, Termodinâmica, Física Moderna, biografias da Física, exercícios, educação, ensino à distância, informações EAD e dicas de home page.

GREF  - O Grupo de Reelaboração do Ensino de Física é constituido por professores de Física da rede pública do estado de São Paulo e do Instituto de Física da USP, elaboradores de materiais instrucionais para professores e alunos do Ensino Médio.

Grupo de Reelaboração do Ensino da Física - GREF  - Formado por professores da rede estadual de ensino de São Paulo e coordenado por docentes do Instituto de Física da USP, objetiva elaborar uma proposta de ensino da Física vinculado à experiência cotidiana dos alunos.

Grupo Pet  - Página com detalhes das atividades deste grupo de física da Universidade Federal de Pelotas.

Grupos de Estudo de Fisica  - Site sobre os Grupos de Estudo de Fisica ministrados pelo Prof. Alex Mossmann desde 1990, voltado a preparação, na disciplina de Física, para os vestibulares das Universidades gaúchas e outros Estados .

Joucoski,Emerson-Professor reúne artigos de diversas fontes sobre fenômenos físicos e astronomia.Traz ainda uma seção de perguntas e respostas de ciência e charges

Livro de Física Virtual[cid:255613]-Site de Física para alunos do ensino médio. Dicas de experiências, textos sem contas, curiosidades, biografias e tira-dúvidas via e mail

Mecânica Quântica - Física.Net  - Sobre formas de radiação, espectros, radiaçôes, efeito fotoelétrico, pressão da luz e mais.

Notas de Aula de Física Geral I  - Reúne problemas resolvidos do livro "Fundamentos de Física" de Halliday, Resnick e Walker. Vetores e escalares, movimento retilíneo, leis de Newton, colisões, rotações, equilíbrio, trabalho e energia cinética, entre outros.

O Mundo da Física  - Sobre física, com textos explicativos, dicas de como estudar, exercícios, provas de vestibular, links e mais.

O Professor  - Um site sobre Física, história da Física e Bio-mecânica.

Oficina da Física  - Dedica-se ao ensino da Física a nível de 2º grau. Curiosidades, experiências, teoria, exercícios e muito mais. Rio de Janeiro, RJ.

Professor Geraldo Felipe  - Oferece textos e exercícios de apoio ao ensino de física a estudantes do ensino médio e vestibular.

Professor Pifer  - Página do Professor Anderson Pifer que traz artigos sobre física, biografia de grandes físicos e cientistas, simulações, exercícios e mais.

ProfPinheiro  - Criado pelo professor de curso pré-vestibular. Traz dicas, exercícios e curiosidades.

Projeto de Extensão e Aperfeiçoamento de Professores - UFPB  - Voltado para docentes de Física, com cursos, artigos, livros e lista das Olimpíadas desta ciência.

Rendisley Física  - Tudo sobre física. Fórmulas, resumos, exercícios...

Sala de Física  - Recursos didáticos para estudantes e professores de Física do ensino médio.

Sérgio's Home Page  - Home page destinada ao ensino de Física a distância. Teorias, experiências, curiosidades, os grandes físicos e suas frases, links, download etc...

Simulados de Física  - Home page do professor Jairo Gomes com simulados de mecânica, termologia, ondas, óptica, eletricidade, cinemática, dinâmica, gravitação, pressão, densidade, termodinâmica, espelhos, ametropias, refraç ão etc...

Site Científico de Física  - Curso de Física ministrado no Instituto Militar de Engenharia. Exibindo seus laboratórios, professores, trabalhos, estudos, pesquisas e provas. Juntamente com um resumo da matéria abordada no curso.

Unifísica  - Página deste projeto formado por estudantes do ensino médio. Traz seus objetivos, informações sobre o projeto e equipe, itens para download, links e mais.

Universo Físico  - Uma Física divertida, com humor e irreverência. Listas de exercícos separadas por nível (com gabarito), simulados com gabarito e provas de faculdades disponíveis para download.

Zogs HP  - Home page dedicada a ensinar física a alunos do segundo grau feita por Reinaldo Pinto.