EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM FÍSICA NO BRASIL

Wendel Santos  - Dicionário de física, moderna, grandes cientistas, desafio, simulado, gotos, vestibulares, olimpíadas de física, laboratório virtual, etc.

ABC da Física  - Reúne apostilas, provas, curiosidades, halliday resolvido etc...

Adoro Física  - Criado pelo professor Paulo Sen Lee, traz descrições de projetos, trabalhos, experimentos, biografia e textos de auxílio à pesquisa.

Bisquolo's Page - Página destinada aos alunos do ensino médio com assuntos relacionados à física, com curiosidades, a vida dos grandes cientistas e desafios em diversos níveis.

Caderno Catarinense de Ensino de Física  - Periódico quadrimestral, voltado prioritariamente para o professor de física da escola secundária. Como assinar, editores, edições passadas e mais.

Carlos Andre WebStation  - Download de provas de física dos principais vestibulares, gabaritos comentados, histórico e dados sobre o professor e autor do site.

CEF - Centro de Estudos de Física  - Site dedicado ao estudo da física, direcionado ao ensino médio. Solução de dúvidas via e-mail.

Dúvidas em Física?  - Tire suas dúvidas em física e links. Uberlândia, MG.

Eduardo Lutz Page  - Disponibiliza textos e exercícios sobre fundamentos de matemática, introdução ao cálculo e equaçães diferenciais. Traz ainda uma área dedicada à física, com textos para download sobre entropia e energia.

Ensino de Física  - Contém textos sobre tópicos da física, como cinética, termodinâmica, hidrodinâmica, pressão e mais.

Ensino de Física[cid:148476]  - Página destinada à discussão e reflexão sobre o ensino de Física. O ensino de Física do Século XX. A informática na escola e a utilização de experiências lúdicas.

Ensino de Física[cid:148477]  - Dirigida aos professores e alunos das escolas de ensino médio contendo textos sobre tópicos fundamentais da física.

Escola de Sagres e o Ensino de Física no século XV  - Os descobrimentos da física naquela época, seu ensino e sua aplicação às navegações.

Estudo Dirigido de Fisica Online sobre M.H.S.  - Para o estudo de Movimento Harmônico Simples. Reúne exercícios, textos, dicas e bibliografia.

Eu Odeio Matemática e Física  - Protesto contra a maneira como essas disciplinas são ensinadas na escola.

Experiências Didáticas de Física  - Demonstrações de diversas experiências para 1º e 2º graus. Inclui vídeos e fotos. Explicações detalhadas. Mecânica, Acústica, Movimento Harmônico, Eletromagnetismo, Ondas, Física Moderna e Termodinâm ica. Página do LABIDEX - Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração - UFSC.

Feiras de Ciências  - Sugestões para experiências de Feiras de Ciências em Física.

Ferrados em Física  - Home page dos estudantes de física.

FILsica  - Site sobre Física de todo o 2º grau. Toda a matéria para o vestibular de qualquer universidade.

Física  - Traz exercícos, simulados, curiosidades, dicas de estudo e livros.

Física - Unicamp  - Informações científica, debates, links, dicas para calouros, dicas de professores, listas resolvidas e muito mais. Alunos de Física da Unicamp. Campinas, SP.

Física Aplicada  - Página desenvolvida pelo professor Charles Batista, para facilitar o estudo desta disciplina.

Física Brasil[cid:172286]  - Página dedicada ao ensino de Física, com experimentos, dicas de vestibular e curiosidades. Indicada para professores e alunos de 1º, 2º e 3º graus da área.

Física D+  - Voltado para Ensino Médio, com experimentos e sugestões para feira de ciências, biografias e Internet.

Física[cid:172273]  - Curso de Física, testes simulados, história da ciência e curiosidades relacionadas com os fenômenos físicos.

Física[cid:172277]  - Site relacionado ao estudo da física, tendo como principais assuntos: gravitação, atrito, Leis de Newton, energias cinética e mecânica, mecânica dos fluídos, gravitação universal, eletricidade, além de programas relacionados para downloads. Curiosidades sobre físicos famosos como Issac Newton, Albert Einstein, Johannes Kepler e Arquimedes.

Física[cid:172278]  - Aprenda Física pela Internet. Apresentações no Powerpoint e Flash, exercícios, apostilas e provas. Para alunos e professores de 8ª série e 2ºgrau.

Física[cid:172279]  - Física do segundo grau. Aulas e dicas.

Fisnet - EFEI  - Projeto de educação continuada relacionado à disciplina de Física Geral II. Contém arquivos dos laboratórios realizados e aplicativos físicos.

Fis_tec  - Material de física, serve com base de consulta para estudo e opção de aulas particulares.

FrancoWO Web Site  - Projeto de ensino de Física. Aulas de Física, Mecânica, Eletricidade e Magnetismo. Ótica, Termodinâmica, Física Moderna, biografias da Física, exercícios, educação, ensino à distância, informações EAD e dicas de home page.

GREF  - O Grupo de Reelaboração do Ensino de Física é constituido por professores de Física da rede pública do estado de São Paulo e do Instituto de Física da USP, elaboradores de materiais instrucionais para professores e alunos do Ensino Médio.

Grupo de Reelaboração do Ensino da Física - GREF - Formado por professores da rede estadual de ensino de São Paulo e coordenado por docentes do Instituto de Física da USP, objetiva elaborar uma proposta de ensino da Física vinculado à experiência cotidiana dos alunos.

Grupo Pet  - Página com detalhes das atividades deste grupo de física da Universidade Federal de Pelotas.

Grupos de Estudo de Fisica   Site sobre os Grupos de Estudo de Fisica ministrados pelo Prof. Alex Mossmann desde 1990, voltado a preparação, na disciplina de Física, para os vestibulares das Universidades gaúchas e outros Estados .

Joucoski,Emerson-Professor reúne artigos de diversas fontes sobre fenômenos físicos e astronomia.Traz ainda uma seção de perguntas e respostas de ciência e charges

Livro de Física Virtual[cid:255613]  - Site de Física para alunos do ensino médio. Dicas de experiências, textos sem contas, curiosidades, biografias e tira-dúvidas via e mail.

Livro de Física Virtual[cid:255612]  - Site destinado a estudantes do ensino médio interessados em física. Rio de Janeiro, RJ.

Math and Physics  - Dedicado a estudantes de matemática e física, oferece biografias, artigos, teorias, exercícios, cálculos rápidos e mais.

Mecânica Clássica - Física.Net  - Trabalho completo sobre cinemática, dinâmica e estática em arquivos .pdf.

Mecânica Quântica - Física.Net  - Sobre formas de radiação, espectros, radiaçôes, efeito fotoelétrico, pressão da luz e mais.

Notas de Aula de Física Geral I  - Reúne problemas resolvidos do livro "Fundamentos de Física" de Halliday, Resnick e Walker. Vetores e escalares, movimento retilíneo, leis de Newton, colisões, rotações, equilíbrio, trabalho e energia cinética, entre outros.

O Mundo da Física  - Sobre física, com textos explicativos, dicas de como estudar, exercícios, provas de vestibular, links e mais.

O Professor  - Um site sobre Física, história da Física e Bio-mecânica.

Oficina da Física - Dedica-se ao ensino da Física a nível de 2º grau. Curiosidades, experiências, teoria, exercícios e muito mais. Rio de Janeiro, RJ.

Olimpíada Brasileira de Física: Rio de Janeiro  - Página da UERJ que traz regulamento, formulário de cadastro e links. Lista resultados alcançados em cada ano.

Projeto de Extensão e Aperfeiçoamento de Professores - UFPB  - Voltado para docentes de Física, com cursos, artigos, livros e lista das Olimpíadas desta ciência.

Rendisley Física  - Tudo sobre física. Fórmulas, resumos, exercícios...

Sala de Física  - Recursos didáticos para estudantes e professores de Física do ensino médio.

Sérgio's Home Page  - Home page destinada ao ensino de Física a distância. Teorias, experiências, curiosidades, os grandes físicos e suas frases, links, download etc...

Simulados de Física  - Home page do professor Jairo Gomes com simulados de mecânica, termologia, ondas, óptica, eletricidade, cinemática, dinâmica, gravitação, pressão, densidade, termodinâmica, espelhos, ametropias, refraç ão etc...

Site Científico de Física  - Curso de Física ministrado no Instituto Militar de Engenharia. Exibindo seus laboratórios, professores, trabalhos, estudos, pesquisas e provas. Juntamente com um resumo da matéria abordada no curso.

Sociedade Newtoniana  - Destinado a estudantes e professores de física de todos os níveis, com links para simuladores, downloads de livros de física, calculadora científica, tabelas, textos científicos, fórmulas e mais.

Unifísica  - Página deste projeto formado por estudantes do ensino médio. Traz seus objetivos, informações sobre o projeto e equipe, itens para download, links e mais.

Universo Físico  - Uma Física divertida, com humor e irreverência. Listas de exercícos separadas por nível (com gabarito), simulados com gabarito e provas de faculdades disponíveis para download.

Zogs HP  - Home page dedicada a ensinar física a alunos do segundo grau feita por Reinaldo Pinto.

Departamento de Ciências Físicas - UFU

Departamento de Física - Ibilce/Unesp  - Histórico, pessoal, linhas de pesquisa, graduação e pós.